Organize suas contas e saia do vermelho

Organize suas contas e saia do vermelho

O consumidor que quer se livrar das dívidas e limpar o nome precisa de organização, planejamento e disciplina. O primeiro passo para isso é colocar na ponta do lápis o tamanho da sua dívida. Assim, ele pode consultar a situação do seu CPF nas instituições de proteção ao crédito, como o SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC. Depois, é necessário fazer o levantamento de todas as empresas credoras, as regras de cada contrato, multas e juros acumulados de cada dívida.

Sabendo quanto e para quem deve, o consumidor pode pensar em uma proposta de negociação. “Antes de entrar em contato com o credor, o consumidor deve se planejar”, explica o economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife. O ideal, segundo o especialista, é fazer a renegociação direto com a empresa, sem intermediários que prometem milagres.

Na hora de negociar é possível pedir descontos sobre os juros e as multas ou tentar estender o prazo de pagamento. Porém, o consumidor não deve se comprometer com uma renegociação que não poderá cumprir. “Mais da metade dos consumidores que renegociam a dívida voltam a ficar inadimplentes em menos de um ano”, alerta Calife.

 

Nome limpo em cinco dias

Após receber o pagamento da primeira parcela da dívida renegociada, a empresa tem cinco dias úteis para retirar o nome do consumidor dos cadastros de devedores. Para não voltar a ter o nome sujo, será preciso ter um controle maior sobre os gastos. “O consumidor terá que apertar o cinto e cortar gastos desnecessários para limpar o nome e manter o orçamento organizado”, alerta José Vignolli, educador financeiro do SPC Brasil.

 

Fonte: Jornal Agora

 

MPA Advogados Associados

Campinas: Rua Conceição, 233, sala 1310 – Centro

Cosmópolis: Rua João Aranha, 636 – Centro

Contato: (19) 3236-3468 | (19) 3512-8234 | contato@advocaciampa.adv.br

www.advocaciampa.adv.br

No Comments

Post A Comment

× Como posso te ajudar?