
01 ago Governo confirma a primeira parcela do 13º do INSS de aposentados e pensionistas para agosto
O presidente Michel Temer (MDB) assinou no último dia 16 de julho o decreto que antecipa para agosto a primeira parcela do 13º de aposentados, pensionista e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida deverá injetar R$ 21 bilhões na economia.
O valor será depositado junto com o benefício de agosto, acompanhando o calendário de pagamentos, que neste ano cairá entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. A data de liberação varia conforme o número final do benefício, sem o dígito. A segunda parte da bonificação será liberada com o calendário de pagamentos de novembro.
O texto liberando a antecipação do 13º está publicado na edição do dia 17 de julho do Diário Oficial da União, confirmou a Casa Civil.
Desde 2006, o governo antecipa tradicionalmente a primeira parcela do 13º, o que é resultado de um acordo com entidades sindicais. Em 2015, porém, o agravamento da crise econômica fez o governo Dilma Rousseff (PT) considerar o adiamento da liberação dos salários. Após pressão do representante de aposentados, a primeira parte da gratificação foi incluída na folha de pagamento de setembro.
No início do mês, o presidente do Sindinapi (Sindicato Nacional dos Aposentados), Marcos Bulgarelli, havia manifestado preocupação quanto à antecipação depois do agravamento da crise econômica devido à paralisação dos caminhoneiros em maio. “A gente não pode passar por esse martírio todos os anos”, reclamou o sindicalista.
Desconto do IR vem na segunda parcela
O valor da primeira parcela do 13º dos beneficiários do INSS corresponde à metade do valor da renda mensal dos segurados. O mesmo não ocorrerá com a segunda parte do bônus de todos os segurados, pois há o abatimento do Imposto de Renda para quem paga o imposto.
Já os segurados a partir de 65 anos pagam menos IR. O valor da gratificação será ainda menor para quem começou a receber o benefício a partir de fevereiro. Nesses casos, o 13º do INSS é proporcional aos meses em que o segurado recebeu os valores da Previdência.
Fonte: Jornal Agora
Leia também: Qual o melhor momento para se aposentar?
No Comments