Como fugir do golpe do empréstimo consignado?

Como fugir do golpe do empréstimo consignado?

A insistência de algumas agências bancárias em oferecer empréstimos e “soluções” para aposentados do INSS por meio de telemarketing acaba se tornando, muitas vezes, bem inconveniente.

De nada adiantou Francisco Orlando da Silva, 69 anos, ter trocado o número do seu telefone celular. Depois de um tempo as ligações voltaram a incomodá-lo. “Não sei como descobriram meu telefone. Ligam umas dez vezes por semana”, protesta ele.

Segundo a advogada Adriane Bramante, vice-presidente do Instituto Brasileiro do Direito Previdenciário (IBDP), esse tipo de aliciamento pode ser considerado “muito grave”. “No mesmo instante em que o INSS libera uma aposentadoria, essa informação já chega aos bancos com os dados e o telefone bancário. Como eles conseguem obter essas informações? ”, questiona ela, que não descarta a possibilidade de haver vazamento de dados sigilosos uma vez que essa prática ocorre em todo o país.

Cada vez mais, os bancos têm intensificado ações de telemarketing para oferecer empréstimos para aposentados do INSS. Esse público-alvo é o principal dessas empresas porque, em tese, idosos são mais pacientes, educados e, muitas vezes, ingênuos ou não entendem com clareza as condições do empréstimo oferecido. A insistência dos operadores de telemarketing faz com que um idoso se tornar mais propício a aceitar o empréstimo, mesmo que não precise dele.

Para José Vignoli, economista e educador financeiro do SPC Brasil, “nenhum banco é bonzinho por oferecer o empréstimo ao aposentado, o que eles querem é ganhar dinheiro com os juros que são cobrados”. Ele ainda afirma que os bancos a priorizarem seu telemarketing nos aposentados porque exista a garantia do recebimento, já que o empréstimo é debitado diretamente da aposentadoria.

Bloqueie seu número: Pela internet mesmo ou em uma unidade do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo), qualquer pessoa do Estado de São Paulo pode cadastrar seus números telefônicos para parar de receber ligações de telemarketing. Caso o dono de um número bloqueado receba uma ligação indesejada de telemarketing, é só comunicar ao Procon o dia e horário do telefonema, bem como o nome da empresa. A partir daí, o órgão de defesa do consumidor poderá comunicar a empresa e multa-la.

Bloqueie seu benefício: A qualquer momento é possível bloquear ou desbloquear o benefício do INSS para empréstimos consignados. Basta comparecer a uma agência da Previdência Social com um documento de identificação e o número do benefício. Ao efetuar o bloqueio, o beneficiário também se previne de possíveis ações criminosas, como empréstimos fraudulentos em seu nome.

A MPA pode te ajudar no esclarecimento dessas dúvidas. Para saber mais, entre em contato conosco pelo número (19) 3236-3468.

 

Fonte: Jornal Agora.

No Comments

Post A Comment

× Como posso te ajudar?